Frenectomia: não é só um "pic".


    A palavra anquiloglossia é usada para estabelecer uma alteração do freio lingual curto ou uma língua fusionada no assoalho da boca, popularmente denominada “língua presa”.



    A avaliação do freio lingual é realizada nas maternidades do Brasil nos recém-nascidos, equipe que realiza e aplica o teste da linguinha são as fonoaudiólogas, caso encontrem alguma alteração indicam para médicos e cirurgiões dentistas para a avaliação. O correto exame clínico e plano de tratamento são primordiais para a decisão da necessidade e o período em que será realizado o procedimento cirúrgico baseia-se na excisão total do freio, nome do procedimento: Frenectomia.
    
    O “pic” não libera os movimentos ( procedimento pequeno e único);

    O procedimento exige que libere todo o frênulo lingual, divulsionar (liberar) as fibras remanescentes e cuidado com as estruturas adjacentes e carúnculas.

  Devemos deixar claro que é necessário conhecimento da anatomia da língua, indicações cirúrgicas/ técnicas, indicação de procedimento (técnicas manuais: tesoura, bisturi, laser cirúrgico  e  Eletrocautério ou técnicas mistas), processo de  cicatrização e caso depare com intercorrências ( você precisa saber intervir).

    Caso seja necessário a prescrição de analgesia é realizada, conforme cada cirurgia. 

    Após o procedimento é imediato que o bebê seja amamentado. 

    A anquiloglossia é uma questão multidisciplinar complexa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procedimento Operacional Padrão de Higiene Oral na UTI-POP AMIB

Confecção de Dispositivos ou Protetores Bucais nos Pacientes UTI- Tubo Orotraqueal.